
Gerenciamento de Riscos
O que é Gerenciamento de Riscos?
Gerenciamento de riscos, ou risk management, é o conjunto de práticas que visam a identificar incertezas e antecipar desafios nas organizações.
Essas atividades incluem a identificação, análise, priorização e monitoramento de eventos que podem ter efeitos positivos ou negativos sobre a empresa, seja no nível estratégico, tático ou operacional.
Os riscos a serem controlados podem ser de diferentes tipos, como os de ordem política, econômica, ambiental e regulatória.
Nesse caso, os elementos positivos são oportunidades, e os riscos negativos podem representar ameaças e problemas.
Gerenciar riscos envolve a tomada de decisões em ambiente incerto, complexo e dinâmico.
A gestão de riscos ocorre quando a organização consegue ter uma visão do futuro, ou seja, reconhecer as incertezas à frente que afetam seus objetivos.
Estrutura do Gerenciamento de Riscos
O gerenciamento de riscos deve abranger os seguintes processos:
-
Planejar o gerenciamento dos riscos: Definir como conduzir as atividades de gerenciamento de riscos do projeto;
-
Identificar os riscos: Determinar os riscos que podem afetar o projeto e a documentação de suas características;
-
Realizar a Análise Qualitativa dos Riscos: Priorização dos riscos e ações subsequentes através da avaliação e combinação da probabilidade de ocorrência e impacto;
-
Realizar a Análise Quantitativa dos Riscos: Análise numérica dos efeitos dos riscos nos objetivos do projeto;
-
Planejar Respostas aos Riscos: Desenvolver opções e ações visando aumentar as oportunidades e reduzir as ameaças aos objetivos do projeto;
-
Monitorar e Controlar os Riscos: Acompanhamento dos riscos identificados, monitoramento dos riscos residuais, identificação de novos riscos, execução de planos de respostas aos riscos e avaliação da eficácia durante o ciclo de vida do projeto.